O PROJETO

OBJETIVO

O Projeto CENTRAL DO ATLETA é um portal na internet específico para o fomento do esporte brasileiro. Serão expostas as maiores promessas do esporte no Brasil, que terão seus planos de desenvolvimento físico e técnico, acompanhados por clubes, patrocinadores, empresários e o público em geral. O nosso grande objetivo é formar uma nova geração de atletas, capaz de representar o Brasil em qualquer competição mundial.

O Projeto está calcado em 3 principais pilares que terão, cada um, planos de desenvolvimento e, possivelmente, equipes distintas no futuro:

  • ATLETA
  • PATROCINADOR
  • TORCIDA

 

PILAR ATLETA

O Pilar ATLETA é composto por qualquer atleta brasileiro interessado em divulgar o seu trabalho no PORTAL, objetivando a obtenção de apoio material e motivacional para alcançar seus objetivos.

Os atletas serão convidados através de divulgações diversas a se cadastrarem no PORTAL solicitando credenciamento. No ato dessa solicitação será informado um plano de desenvolvimento com as seguintes informações gerais:

  • Ficha Pessoal – Conterá os dados pessoais, profissionais e educacionais do atleta
  • Ficha Técnica – Conterá um currículo técnico do atleta
  • Ficha Médica – Conterá os principais dados físicos e médicos do atleta e o resultado de uma série de exames básicos a serem definidos
  • Ficha de Enquadramento (Objetivo, Modalidade e índices) – Essa ficha irá conter uma descrição detalhada dos motivos que levaram o atleta a solicitar o apoio e apresentará o seu enquadramento para a modalidade esportiva escolhida, bem como os principais índices atuais no cenário nacional e mundial que serão base para a elaboração do plano de metas.
  • Plano de Metas – Esse documento conterá em detalhes as principais metas esperadas pelo atleta, tanto em relação às competições que deseja participar, quanto às marcas que almeja alcançar.
  • Plano de Recursos – Esse plano contemplará os recursos necessários, inclusive financeiros, para que o atleta consiga executar com tranquilidade e produtividade a sua preparação. (O QUE O ATLETA PRECISA)
  • Plano de Treinamento – Detalhamento de como e onde se dará a sua preparação e como serão aplicados os recursos técnicos e como será avaliada tecnicamente sua evolução (COMO SERÁ FEITO)
  • Cronograma de Evolução – Linha do tempo de planejamento, execução e avaliação dos planos anteriores. (QUANDO SERÁ FEITO)

Esse plano de desenvolvimento será mais detalhado nas fases seguintes do projeto e poderá necessitar da inclusão de mais fichas ou informações.

Aqueles atletas que já possuem empresários e treinadores, poderão elaborar seus planos sem o apoio da CENTRAL DO ATLETA, ou apenas com a nossa orientação. Já os atletas que possuam dificuldade para a elaboração desse plano, estamos tentando o apoio do SEBRAETEC para apoio consultivo e elaboração do plano através de profissionais qualificados. Hoje, o SEBRAETEC cobre 80% dos custos desse tipo de consultoria, ficando os 20% restantes por conta dos PATROCINADORES OFICIAIS da CANTRAL DO ATLETA.

Após a elaboração do plano de desenvolvimento, o credenciamento do atleta será avaliado por um comitê que aprovará ou não o seu credenciamento, podendo também exigir complementação ou fundamentação de qualquer informação ou meta proposta no plano.

Com o credenciamento aprovado, o atleta terá seu plano devidamente cadastrado no portal, passando a estar disponível para patrocínio e, o andamento de sua preparação, seus resultados e a aplicação dos recursos, poderão ser consultados pelo público da CENTRAL DO ATLETA e divulgados na mídia.

 

PILAR PATROCINADOR

Os patrocinadores serão peças chave do projeto e se constituirão num pilar importante para o sucesso da empreitada. Por esse motivo, todas as ações estão sendo pensadas para que aportem seus recursos no projeto com o menor risco possível. Assim, foram divididos em dois tipos de patrocinadores OFICIAIS:

  • PATROCINADORES FIXOS: Serão aqueles patrocinadores que apostarão na ideia do projeto, tornando-se parceiros. Terão seus nomes atrelados à CENTRAL DO ATLETA e aportarão recursos constantes, combinados com antecedência. Poderão ser exclusivos em suas áreas e não terão obrigatoriamente seus nomes ligados a algum atleta específico, salvo se forem também PATROCINADORES “PADRINHOS”. Esses patrocinadores terão maior risco, mas figurarão com mais destaque em campanhas da CENTRAL DO ATLETA.
  • PATROCINADORES “PADRINHOS”: Serão aqueles que aportarão seus recursos com menor risco, pois os recursos somente serão liberados a medida em que forem alcançadas as metas de exposição ajustadas no contrato, que conterá o número de cliques/visualizações necessárias em suas logomarcas, para que um determinado número de recursos, financeiros ou materiais seja liberado. Os “PADRINHOS” poderão, após definida a fórmula de liberação, escolher em quais atletas, até 30% de seus recursos serão aportados. Os outros 70% serão distribuídos pela CENTRAL DO ATLETA de forma a manter uma igualdade de condições entre os atletas patrocinados, bem como a regularidade nos cronogramas de desembolso dos planos de desenvolvimento e para manter a CENTRAL DO ATLETA funcionando.

Os recursos aportados pelos patrocinadores, terão então sua distribuição dividida da seguinte forma (ainda a ser ajustada):

  • 30% para atletas delegados;
  • 40% para atletas não delegados;
  • 5% para instituições de pesquisa, principalmente para aquelas ligadas a doenças crônicas e neurológicas;
  • 25% para a CENTRAL DO ATLETA.

A CENTRAL DO ATLETA estará trabalhando e sempre atenta para a possibilidade de enquadramento de patrocínios em leis de benefícios existentes ou criadas no futuro de forma que os patrocinadores se beneficiem das mesmas e tenham suas verbas reembolsadas através de isenções de impostos.

Serão disponibilizadas algumas entidades verificadoras para que os patrocinadores possam ter a garantia do atingimento das metas, além de diversos indicadores do portal, como por exemplo os que estão sendo analisados a seguir:

  • (a) Número bruto de exibições dos seus anúncios (confirmado)
  • (b) Razão entre o número de reações (r) ao seu anúncio e o número bruto de exibições (a) (confirmado)
  • (y) Razão entre o número de leads (conceito a ser definido para a CENTRAL DO ATLETA) e o número de reações
  • (o) Razão entre os negócios fechados e o número total de leads
  • Alguns possíveis indicadores negativos

 

PILAR TORCIDA

Com os outros dois pilares definidos e populados, faz-se necessário o investimento no pilar TORCIDA para que o processo rode e os acessos ao portal aumentem, de modo a permitir a liberação dos recursos prometidos pelos patrocinadores. Desta forma, serão realizadas diversas iniciativas de campanhas conclamando a sociedade brasileira, já reconhecida mundialmente como adepta e incentivadora desse tipo de demanda, principalmente quando envolve o benefício de brasileiros que precisam de apoio, estímulo à cidadania ou a temas emblemáticos para o crescimento e melhoria da imagem brasileira no cenário mundial.

Campanhas de apoio às crianças carentes (Criança Esperança, AACD), de apoio a sobreviventes de calamidades, para eleição de ícones brasileiros no cenário mundial (Corcovado, por exemplo) e até mesmo para participação em programas de realities, são exemplos recorrentes de campanhas de sucesso que comprovam a grande potencialidade de retorno das campanhas previstas para a CENTRAL DO ATLETA.

Estão previstas diversas modalidades de campanhas e eventos para chamar a população para o portal, algumas delas apresentadas abaixo:

  • ATLETAS – Maiores interessados no sucesso da campanha, terão participação decisiva na divulgação da CENTRAL DO ATLETA em suas redes sociais, propagando o funcionamento e os objetivos da mesma, compartilhando a página do projeto e chamando seus conhecidos para curtirem e interagirem com o PORTAL, afinal, a liberação de recursos para seu plano dependerá da maciça participação dos visitantes. Também participarão passivamente utilizando o KIT DE ATLETA PATROCINADO, que receberão no momento da aprovação de seu credenciamento. Esse KIT, entre outras coisas, será composto por boné, adesivos, camisa, guarda-sol e toalhas de praia e esportiva.
  • MÍDIA RÁDIO e TV – Há uma previsão de uso maciço de mídia pela CENTRAL DO ATLETA, além da possibilidade de fechamento de parcerias com algumas entidades do segmento, dando até mesmo exclusividade de exposição, caso seja benéfica para a CENTRAL DO ATLETA e para os atletas envolvidos. A mídia será muito utilizada também para divulgação de eventos apoiados ou promovidos pela CENTRAL DO ATLETA
  • QUIZ – Quiz é um mecanismo competitivo de perguntas e respostas sobre determinado tema, que gera uma pontuação para o participante. Será um excelente instrumento de retorno do torcedor para o portal, pois estará sempre atrelado à conquista de brindes, normalmente distribuídos pelos patrocinadores, mas que também pode ser a participação dos mais bem classificados em viagens, normalmente para acompanhar a TORCIDA ORGANIZADA CENTRAL DO ATLETA em eventos importantes, como a participação das seleções brasileiras de diversas modalidades em competições pelo mundo afora
  • REDES SOCIAIS – Devido a sua rápida propagação de ideias e informações, as redes sociais serão instrumento decisivo para a divulgação da CENTRAL DO ATLETA e para a captação de colaboradores e patrocinadores, além de ser utilizada como um termômetro da sua evolução e da sua aceitação
  • MECANISMOS DE BUSCA – Outro instrumento importante para a divulgação da ideia e captação de interessados, pois remetem o internauta para o portal e permitem entender o pensamento do mesmo, através do tipo de consulta que ele faz
  • EVENTOS – Apoiados ou promovidos pela CENTRAL DO ATLETA, os eventos, sejam eles SOCIAIS OU ESPORTIVOS, ajudam a massificar a ideia entre os participantes e a expor as marcas envolvidas, o que é de fundamental importância para o crescimento do apoio ao projeto. Podem ser criados também PALESTRAS e WORKSHOPS com profissionais qualificados e já consagrados que queiram vincular seu nome ao projeto, gerando benefícios para todos.
  • APLICATIVOS E FERRAMENTAS NO PORTAL – A CENTRAL DO ATLETA entende que precisa crescer de forma sólida e constante para que possa conquistar a confiança de atletas, patrocinadores, mídia e público. Pensando assim, criamos a ideia de comunidade no portal. E para elas iremos disponibilizar diversos aplicativos, ferramentas e serviços que auxiliem grupos envolvidos com o esporte em suas tarefas diárias. Com isso conseguiremos captar mais rapidamente um número alto de atletas, mesmo que indiretamente. Os atletas envolvidos passaram a utilizar as ferramentas disponibilizadas por seus grupos como uma fonte de informação para suas atividades diárias e passarão a ter contato com a CENTRAL DO ATLETA sem nenhuma rejeição.

Quando a captação alcançar um número expressivo de atletas e a CENTRAL DO ATLETA estiver inserida permanentemente no contexto dos mesmos, teremos mais garantias para lançar as fases seguintes do projeto. A primeira ferramenta que será disponibilizada para a iniciar a comunidade da CENTRAL DO ATLETA será o SIGFUT, que está descrita aqui.